Underground Rock Bar: o livro e a cena

 under01.jpg

Underground era a meca das bandas do Sul do país

Mitológico, histórico, verdadeiramente incrível, o templo do róque catarinense, na segunda metade da década de 1990 e início desta década, a verdadeira cena róque underground catarinense passava por alguns locais. Tinha o Curupira em Guaramirim e tinha o Underground Rock Bar na capital. O Curupira morreu e retornou das cinzas há dois anos. O Underground ou Bar do Franck não. Morreu de vez, porém sua história marcou e ficou para sempre na mente das pessoas. Eu me incluo nisto.

Pensando assim, uma pessoa teve a sensibilidade de vir à público e contar a história do underground catarinense através do Underground Rock Bar. O livro ROCK UNDERGROUND: uma etnografia do rock alternativo – Editora Radical Livros – escrito por Pablo Ornelas Rosa – mostra um ensaio de como funciona a chamada “cena alternativa” do rock no Brasil.  Usando como pano de fundo o Underground Rock Bar, de Floripa, o autor faz uma análise precisa do comportamento de músicos, fãs e demais personagens.

under02.jpg

O autro: Pablo também atua na cena róque

O autor, Pablo Ornelas Rosa, gaúcho de nascimento e bacharel em Ciências Sociais na UFSC, trabalhou em diversos projetos sociais de inclusão e também foi músico da cena, participando de bandas como Piñacolada, Zero-E3, Sempre, B-Driver, Voodoo Revenge e atualmente toca nas bandas The New Outsiders e The R.I.Ps. Segundo Georges Kormikiaris, da Editora Radical, o livro custa R$ 29,00, mas para quem compar diretamente com a editora, o livro custará R$ 23,00 mais despesas.

Editora libertária

A Radical Livros é uma pequena editora de São Paulo que estreou no mercado de livros com o título A Filosofia do Punk, de Craig O’Hara. Depois disso, publicaram Guerras por água, da ativista indiana Vandana Shiva (que pode ser vista no DVD Corporações) e passaram a distribuir um livro originalmente editado pelo coletivo anarquista Luta Libertária, Anarquistas Expropriadores, do argentino Osvaldo Bayer. O último lançamento da editora é o livro Rock Underground: uma etnografia do rock alternativo, de Pablo Ornelas Rosa, que retrata o universo da música underground em nosso país e tomo como estudo de caso o fechamento do lendário bar Underground Rock, um dos principais  locais do underground em Santa Catarina. Os próximos títulos da editora priorizam temas críticos do capitalismo contemporâneo e assuntos correlatos. Os livros podem ser encontrados nas principais redes de livrarias como a Livraria Cultura e contam com um distribuidor em Santa Catarina, a Literara  (www.literata.com.br, telefone (48) 3257-9671).

Mais informações:

www.radicallivros.com.br

e-mail: radical@radicallivros.com.br

COMPRE JÁ O SEU!

Anúncios

3 Respostas to “Underground Rock Bar: o livro e a cena”

  1. fongfengmode Says:

    “An exellent post on a good blog, you can make some money with your blog, like me at http://blogmakemoney2.blogspot.com“

  2. M868 ROCK BAR Says:

    O M868 rock bar parabeniza o autor Pablo Ornelas Rosa pelo rico conteúdo oferecido no livro Rock Underground.

  3. Aldo Beehlerr Says:

    Saudações Pablo Ornelas !!

    Quero parabenizar por tão importante documento vivo !! , o livro ROCK UNDERGROUND: uma etnografia do rock alternativo , espero adquirir em breve !! sucesso !!!

    Abaixo a noticia sobre o 1º Fest Metal de Presidente Epitacio !!!

    Nove Bandas Confirmadas !!

    O Projeto Brazilian Fire Metal Apocalipse Concert Tour 2009.Apresenta as melhores bandas da cena Underground do Brasil reunidas para mega evento !!

    Helllight ,QueenEvil Hollowmind ,Rygel
    Skaldicsoul,Struckroot ,Hard16
    Santo Graal,Ace4Trays

    Show pela Paz !!!

    1º Fest Metal de Presidente Epitácio , no Palco do Parque Figueiral ,entrada franca,praça alimentação …

    Mais de oito horas de muito Rock in Roll e suas melhores tendencias ,Folk Viking Metal , Hard Rock , Rock Progressivo , Metal Melodico , Metal Hardcore , Black Metal , Thrash Progressivo , Drum battle ( Duelo de Baterias ) ,Solo Guitarra , Imprensa marcando presença com Editores , das Revistas Central Rock Net , Rock Post e Fanzine Mauá Unidos Pelo Metal ,Apoio Territorio do Rock , Comando Metal( Brasil ) Apoio S.O.S Heavy Metal Radio ( Mj Imperatore ) , Blog Hell on Fire ( Ambos de Portugal )

    Shows dias 28 e 29 de Março 2009 no Palco do Parque Figueiral

    Paz e amor! Peace and Love!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: