Rock 2.0 – Por Fábio Couto

Fábio Couto, um dos mestres da publicidade e owner da Célula Idéias com Bruno Testoni, faz uma excelente e objetiva análise das “novidades” que as bandas de rock estão bolando para driblar a crise do disco. Confira:

Em tempos de crise na indústria fonográfica, algumas bandas tem se superado aproveitando-se dos recursos disponíveis na web com criatividade. Gostaria de destacar algumas ações recentes de bandas de rock que são de tirar o chapéu.
Weezer

O Weezer é uma das bandas que mais interage com seus fãs. Recentemente lançaram o seu Red Album e dois singles estouraram antes na web. O clipe de Pork and Beans foi um viral dos virais, pois aproveitou-se de referências de videos famosos na web. Na última semana, lançaram na web o clipe de Trouble Maker, que pretende colocar a banda no Guiness Book of records com o maior número de pessoas fazendo air guitar, maior luta com tortas e maior número de pessoas jogando queimada. OK, parece meio nonsense e inútil, mas o interessante foi a interação da banda com os fãs online. Semanas antes, a banda postou em seu site um convite  aos fãs para participarem de seu clipe. Depois postaram vídeos com instruções e outro ensinando como tocar a nova música na guitarra. Obviamente, foi um sucesso.

 

Assista Trouble Maker

 

Radiohead
Uma das primeiras bandas a lançar um album na integra para download na web, onde você pagava o qto quisesse por musica (Inclusive nada). Lançaram concursos para fãs criarem clipes para suas novas músicas, remixes e, recentemente, fizeram o clipe de House of Cards sem cameras, programado em actionscript. Na web, você pode interair com a cabeça de Thom York enquanto assiste ao clipe.

 

 

Oasis
O Oasis também lançou um novo album entitulado “Dig Out Your Soul”. A estratégia de marketing foi colocar músicos de rua em New York tocando suas músicas inéditas com 1 cartaz: “você é o primeiro a ouvir esta nova canção do Oasis”. Tudo filmado e colocado no youtube e flickr.

 

 

 

 

ACDC

Os deuses do rock também estão botando pra quebrar na web. Seu novo álbum “Black Ice” está sendo divulgado no hotsite da banda onde os fãs criam um avatar que fica no meio do público do show da banda. Além disso, no palco há um relógio em contagem regressiva para começar um show da banda online. Simplesmente ANIMAL! Eu estou lá!

Tags: , , , , , , ,

Uma resposta to “Rock 2.0 – Por Fábio Couto”

  1. kelsen fernandes Says:

    Ei companheiro do wordpress, da uma olhada no meu site. O blog fotográfico traz so ensaios com músicos toda semana. http://www.photoinc.com.br

    valeu!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: