Baixa no Pink Floyd: Morre Richard Wright

Richard Wright: talentoso instrumentista que deixa o seu legado para o mundo

Eu estou chocado ainda com a notícia, mas faleceu nesta segunda-feira na Inglaterra, Richard Wright, fundador e membro da formação clássica do Pink Floyd que durou de 1968 a 1981. Antes, junto com Nick Mason, Roger Waters e Syd Barret, em meados dos anos 1960, Wright fundou a banda Sigma 6 que mais tarde se tornou Pink Floyd. Richard era pianista e tecladistas do Pink Floyd e faleceu de câncer, aos 65 anos. 

Mais uma vez o câncer leva uma grande personalidade do rock mundial. Richard era o Floyd que menos falava, uma espécie de George Harrison da banda, que falava o mínimo necessário. O talento era extraordinário e foi ele responsável pelas melodias no piano, órgão e sintetizador do Pink Floyd em discos que marcaram época, como o clássico Dark Side Of The Moon.  Em algumas situações ele fazia os backing vocals do Floyd e o exemplo mais claro é no show gravado nas ruínas de Pompéia com David Gilmor na música Echoes, de 1971. 

A última apresentação com os velhos companheiros no Live8, em 2005

Em 1978, sob inúmeras brigas internas, Wright lançou seu primeiro disco solo, “Wet Dream”. Já  nos anos 1980 formou a banda Zee. A partir de 1985 ele retornou para formação do Pink Floyd sem Water e sob domínio total de Gilmor, era praticamente um músico contratado.  Em 2005 no Live 8, Wright, Mason, Waters e Gilmos se juntaram para a única apresentação do Pink Floyd em muitos anos. O pequeno show em Londres marcou a última apresentação do Pink Floyd em sua formação clássica. Uma pena, foi o último show dos quatro juntos e a expectativa para uma tour era muito grande por parte dos fãs e da impresa. A tour não aconteceu e o câncer levou Richard Wright. Fica o legado, a lembrança do talento primoroso e o nome marcado na histórida de uma das maiores bandas do mundo. 

Ontem mesmo, domingão, eu estava conversando com o Marzio Lenzi, dos Lenzi Brothers, sobre róque e cena indepedente quando comentávamos que o Pink Floyd é uma grande banda que poderia fazer uma turnê de volta com algo mais claro e honesto que muita banda, pois tem integrantes que são insubstituíveis (apesar do David Gilmor não acreditar nisso), mas para muita gente, uma banda clássica como o Floyd, sem uma de suas engrenagens, fica muito sem graça, por isso que Gilmor sempre foi muito criticado em continuar com o Floyd sem Waters. Mas mesmo assim valeu Richard. Mundo47 homenageia o homem com essa apresentação nas ruínas de Pompéia.

Tags: , , , , , ,

2 Respostas to “Baixa no Pink Floyd: Morre Richard Wright”

  1. Tales Says:

    Como dizia meu amigo David: “how i wish you were here”.
    RIP

  2. tacfilmes Says:

    Vê se divulga!

    Esta no ar o primeiro trailer do documentrio “Invencveis”.

    Acesse http://www.tac.art.br para assistir!

    Sobre o projeto:

    O documentrio “Invencveis” mostra a vida de trs para-atletas e seus exemplos de superao e dedicao. Uma equipe acompanhou a preparao destes personagens para a competio mais importante do Estado de Santa Catarina, o Parajasc, que foi disputado entre os dias 25 e 29 de agosto, na cidade de Chapec. Durante esta competio, as cmeras acompanharam estes atletas em todos seus movimentos, contando uma histria que de uma forma ou de outra acabar em vitria.

    Com lanamento previsto para o final de outubro, o documentrio “Invencveis” conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte de Itaja e a empresa Teconvi.

    Sobre os diretores:

    Diego Lara e Flavio Roberto representam a nova safra de produtores audiovisuais de Santa Catarina. Atuando no mercado desde 2004, a dupla foi responsvel pelos projetos “Crnicas de uma Batalha Extinta”, “Bento”, as sries televisivas “Vestgios” e “Projeto EU” e, do elogiado “As enchentes de Blumenau” que foi exibido em dois episdios pela RBS/Globo.


    Diego Lara Maceiras
    http://www.projetodiego.blogger.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: