Zé Ramalho mucho loco bicho!

Quase todo mundo tem uma certa simpatia pelo Zé Ramalho. Atualmente ele consegue ser agradável para diversos tipos de público. Do tiozinho que vende pastel na esquina ao guri do terceiro ano que tá se cagando para o próximo vestibular. Mas para eles, Zé Ramalho é aquele cara gente boa que entoa canções lindas como “Chão de Giz” e também é intérprete de músicas rurais de novelas da Globo, mas para uma parcela de gente que estuda um pouco mais sobre música, Zé foi um grande gênio da música.

Com quase 40 anos de carreira, o último lançamento de Zé não reúne nenhuma música de alguma novela das 8h, mas sim faz um apanhado do que era sua louca carreira nos anos 1970. Hoje, mais de 30 anos depois (alguns artistas até 40 anos), vários artistas das décadas de 1960 e 1970 estão sendo dissecados por produtores astutos e ligados que existe hoje um universo de pessoas que se interessam por carreiras malucas, psicodélicas, fora da casainha de muitos artistas. Ai entra a figura do jornalista e pesquisador Marcelo Fróes. Marcelo e o próprio Zé, são responsáveis pelo lançamento do CD duplo “Zé Ramalho da Paraíba”.

O disco é uma copilação de músicas raras, apresentações ao vivo, registros guardados na gaveta pelo próprio artista e que hoje estão no CD. Marcelo é responsável pelo negócio todo e o seu selo, Discobertas é que está nomeando a bagaça. Infelizmente não tive a oportunidade de ouvir, mas assim que o CD chegar aqui na distante Balneário Camboriú,  vou me agilizar para comprar, porém minha experiência com fases doidonas de gente com Zé Ramalho, já me credita a comprar ou tentar arrumar este material de qualquer maneira.  O disco Paebiru, gravado em 1975 com Lula Cortês, é uma das mais belas obras do psicodelismo nacional e só isso já me garante a compra do material de Zé Ramalho da Paraíba. Espero que Fróes, o pesquisador, consiga tirar ainda mais preciosidades como esta da estante de outros figurões da música.

Anúncios

Tags: , , , ,

Uma resposta to “Zé Ramalho mucho loco bicho!”

  1. Ciro Says:

    A música “Admirável gado novo” já fez parte daquela novela das 8h, “Rei do gado”…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: