Resenha: Bárbara Damásio canta Chico – 06/04

A jovem cantora Bárbara Damásio, 21 anos, de Itajaí, subiu ao palco do Teatro Municipal na noite deste domingo para mais uma edição do seu “Bárbara canta Chico”. Quem esteve no Municipal teve a chance de ouvir uma das mais belas vozes da região, que com o tempo e trabalho pode ser destaque em todo país.

Se no repertório de Chico Buarque sobram composições espetaculares e populares que facilitam a escolha do repertório para uma homenagem com garantia de sucesso, certamente não é qualquer artista que consegue interpretá-las com a qualidade que Bárbara o fez.

Além disso, a cantora resolveu fugir das mais convencionais, e claro, não menos brilhantes composições de Chico. Bárbara foi extremamente feliz na escolha das canções. Quem já teve a oportunidade de vê-la cantando há algum tempo e assistiu ao show deste domingo, certamente percebeu o amadurecimento da cantora, que aos poucos vai abandonado o esteriótipo “gritante” das jovens cantoras da MPB – que mais parecem cópias em série de Elis Regina – e assumindo um estilo próprio, “gastando” sua voz na medida certa, o que como uma mera ouvinte de MPB considero raro e o mais difícil de se ouvir.

Os convidados também foram uma escolha acertadíssima. Com uma irreverência e com um estilo mais do que próprio de interpretar a passagem de Chico Preto pelo palco foi veloz, mas marcante. Não só pela interpretação irreverente e divertidíssima em “Biscate”, mas também porque livrou Bárbara do nervosismo aparente do início da apresentação. O mesmo aconteceu com a entrada de Giana Cervi no palco. Giana – que dispensa qualquer comentário – tem uma presença de palco contagiante o que mais uma vez contribuiu para que Bárbara relaxasse.

O que faltou? Na minha visão faltou direção e comunicação com a platéia. As canções poderiam ser melhores distribuídas. Houve uma seqüência relativamente longa de canções mais densas de Chico criando um clima intimista ao extremo em certos momentos e a diversão – com exceção da participação de Chico Preto logo no início –  ficou reservada mais para o final da festa.

Se a voz de Bárbara “dá e sobra” para cerca de uma hora e meia de Chico Buarque – que ressalto mais uma vez ser um mérito para qualquer intérprete de renome, ainda mais para uma artista tão jovem – faltou comunicação, com o público e com a própria banda.

A platéia queria Bárbara, pedia por ela, mas a menina pouco falou. Fora alguns tímidos “obrigada”, Bárbara deixou para o final uma fala rápida de agradecimentos, algo mais burocrático, parecia estar temendo uma platéia que – ao menos ao meu redor – era só elogios, mas pedia um pouco mais de atenção. Mas não foi somente a falta de diálogo, o corpo também precisa falar e o de Bárbara estava meio quieto, inseguro, coisas que só o tempo é capa de trazer.

Por isso, considero que apesar da falta desta direção, “Bárbara canta Chico”, foi um espetáculo muito bom, pois no final, a interpretação das canções superou estas falhas e fez com que o público saísse satisfeito e muita gente comentando que ainda queria mais.

Acredito que o mais importante a se falar é que quando Bárbara subiu ao palco neste domingo ela assumiu um compromisso com a platéia. O compromisso de melhorar cada vez mais suas interpretações, de seguir na escolha de um bom repertório e de interagir melhor com o público que tanto a admira. E isto é simplesmente fantástico. Nas raras produções regionais que se vê ultimamente com clássicos da MPB a grande vontade é mesmo de ir para casa e dormir, algo que certamente não aconteceu neste domingo.

Texto: Fabricia Prado – Jornalista
Foto: Guilherme Meneghelli
Anúncios

Tags: , , , , , , ,

7 Respostas to “Resenha: Bárbara Damásio canta Chico – 06/04”

  1. Carlos Tedesco Says:

    Tive a felicidade de estar no municipal de Itajaí e testemunhar todo o bom espetáculo. Mas faltou comunicação com a platéia. A jornalista, ao redigir esta resenha, não critica, mas sim, comenta sem os “puxa-saquismos” habituais. Um show bom, com qualidade, mas pode melhorar em alguns quesitos.

    Carlos R. Tedesco, (jornalista).

  2. Natália Uriarte Says:

    Sou suspeita em deixar qualquer tipo de comentário, mas enquanto produtora do show e apreciadora também tenho minhas críticas! A Fabrícia foi muito feliz no que escreveu. Penso que Itajaí e região ganham a cada dia com produções de alto nível e talentos brilhantes. E se até então “Santo de casa não fazia milagre”, agora fez. Pela segunda vez, Bárbara apresentou Municipal lotado!!!! Intimista e de voz serena, Bárbara segue bárbara, jovem e simplesmente colorida como seu vestido. Pena que desta vez estava mais séria e quieta (até demais), sentindo no dorso o peso da responsabilidade de amadurecer (insisto em utilizar o verbo)… mas da próxima vez… eu garanto – SOLTARÁ POR INTEIRO SUA GRANDIOSA VOZ, com a naturalidade de uma menina mulher de apenas 21 anos.

  3. Guilherme Meneghelli Says:

    Fabrícia, excelente leitura do show! Muita coisa bem observada… eu tive mais de olho (com um só) no show e ouvidos.
    Algumas interpretações foram de arrepiar e o nervosismo foi um charme… BÁRBARA!

  4. Bárbara, foi lindo! « Ibererê Burri Says:

    […] Por Fabricia Prado em um recorte do seu blog, Mundo 47. […]

  5. Maria Gonçalves Salles Says:

    Eu fui para ver Chico, ouvir Chico, suspirar Chico. Bárbara é o instrumento para que isso aconteça. Não conheço ela pessoalmente, mas com certeza não fui ao Municipal de Itajaí para ver Bárbara interagindo com o público, e sim para ouvir música.

  6. Leila Miranda Says:

    Chico é maravilhoso, Bárbara canta bem, mas ainda falta. Transpirou nervosismo, o que a deixa um pouco longe de interagir com o público, coisa que deveria fazer parte… quem assiste a um show não quer só ouvir música. Adorei as participações especiais. No geral, um bom show, no entanto acho que deve melhorar muito.

  7. Vânia de Campos Says:

    Hehe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: