Na boa, Mallu Magalhães é uma criança

mallu.jpg 

Ontem, na volta do Jô Soares, a chamada antes do Jornal da Globo me chamou a atenção. A nova coqueluche hype de SP, a menina folk Mallu Magalhães estaria no programa do gordo. Beleza, achei uma ótima oportunidade para ver quem realmente é. Confesso que até hoje eu escrevi poucas linhas sobre Mallu, pois quando a parada estourou em blogs e na própria mídia do Sudeste, eu ouvi o Myspace dela e pouco achei interessante para repercutir.

Ontem, para a minha sorte, Mallu foi a primeira atração no Jô. Na boa, eu trabalho cedo e ficar até muito tarde vendo Jô é ruim, acaba com meu sono tradicional. Se eu ainda tivesse num bar, a coisa seria diferente. Na boa, Mallu Magalhães é uma criança. Uma adolescente com um pé na juventude infantil e outro na adolescência. Ela tem apenas 15 anos e completará 16 no mês de agosto. Extremamente tímida, Mallu falava com Jô e a coisa não desenvolvia muito. O papo estava chato realmente, mas serviu para quebrar alguns tabus.

É claro gente que temos que louvar que uma menina de 15 anos não está ai, empunhando um violão e tocando top hits de rádios comerciais. Jô pediu para a menina cantar duas músicas de Dylan e uma de Johnny Cash, o que deixou o apresentador surpreso: “Johnny Cash? Como é que você conheceu Johnny Cash”, disse surpreso. Talvez muito tímida e o nervosismo de estar no programa do Jô, Mallu não se saiu muito bem ao dedilhar seu violão Martin (sim, ela tem um) e balbuciar as letras das músicas – diga-se de passagem, ela sabe todas as letras – porém, difícil concordar que ela é um fenômeno, como disse Jô ao ouvir ela tocar um velho banjo, músicas de sua autoria.

As crianças de hoje tem acesso ao inglês muito cedo. Primeiro pela internet, depois as escolas particulares – ou tu achas que Mallu é pobre – que investem pesado no inglês. Hoje, adolescentes de classe média, média alta, estão inceridos neste contexto, são bons no inglês. Por um lado, achei fantástico saber que ela é uma menina que se preocupa com o autoral, fazer o próprio miojo. As letras e melodias são simples, como era o folk de Cash e Dylan no início de suas carreiras.

Mas eu entendo e acho que o espaço dado para Mallu Magalhães é excessivo e injusto para com outros grandes músicos. Vamos citar o exemplo de artistas do independente nacional que investem no folk. A banda curitibana The Bad Folks é um exemplo. As duras penas esses caras gravam discos, escrevem músicas maravilhosas, tem um grande apelo rock, mas isso não traduz por exemplo em grande mídia. Não traduz em coqueluche, em hype, em foto na revista Caras, em apresentações no Jô ou no Faustão, eles e outros estão à margem disso tudo. Em Santa Catarinas tivemos no início desta década o surgimento de uma das melhores bandas de folk, alt country do país. Os Pistoleiros morreram vítimas do próprio sistema do pop. Onde ser enquadrado? Que espaço ocupar? Somente a net? Somente editorias de variedades de jornalões (estes sim, sempre nos deram espaço) ou a história é ser uma menina de pouca idade que canta Dylan? É de se pensar, em quem nós devemos eleger como ídolos.

Sobre a Mallu, eu sinceramente não a condeno por tudo. Muito pelo contrário, me espelho nela. Quando eu tinha 9 anos eu iniciei minha paixão pelos Beatles. Meu pai me deu um K7 com Please, Please Me e ai foi fatal. Comecei a ouvir tudo deles e tudo do rock que os cercava. Lembro bem de ter crescido ouvindo também um LP do Simon and Garfunkel daquele show de 81 no Central Park, onde eu ouvia o disco todo lendo o lindo encarte com as letras. Eu sabia elas de cor, praticamente aprendi meu inglês macarrônico lendo e cantando letras deles. Isso é formação musical, desde esta idade. Tenho a certeza que num futuro próximo, Mallu terá mais maturidade e bagagem para galgar o seu devido espaço e pode sim conquistar mais credibilidade e respeito. 

Escute: http://www.myspace.com/mallumagalhaes

27 Respostas to “Na boa, Mallu Magalhães é uma criança”

  1. Fábio Ricardo Says:

    Concordo aí. Acho que ela tem um trabalho legal, bonito, canta bem, e enveredou por um lado interessante da música. Mas não vamos fazer dela o novo Messias, a menina que veio salvar o mundo das músicas ruins. Afinal, ela é apenas uma criança.

  2. kaiser Says:

    mto boa…
    tava deitando na cama qdo ouvi o programa e levantei da cama pra ver…

    JO SUÍNO FOI BOA =D

  3. Caroline Says:

    concordo em gênero, número e grau
    até que enfim uma opinião sensata sobre ela!

  4. domingos Says:

    na boa cada um com a sua opnião,em época de banalização da musica com essa merda de musica eletronica, uma menina e um violão é muito bem vinda.
    e weiss? francamente daonde as letras do bob dylan eram simples no começo?
    só tu e o cara do samambaia mesmo.

  5. Rafael Weiss Says:

    Me expressei mal no lance do dylan, as melodias eram simples, as letras complexas, errei lá e arrumo. Agora. Eu não vou ser tanso de ficar babando ovo numa criança assim. Não mesmo. Esse pessoal que engole tudo que o hype vem e apresenta, não tem o que fazer a não ser ficar vendo MTV, pra esperar o Jornal ou algum programa descolado. E Domingos, e nossos colegas da Verano, Bad Folks, Pistoleiros (que morreu) que tão na lida há ANOS nesse estilo? Onde eles ficam? Vc deturpa ao dizer que a mídia tá banalizada, o foco do papo lá não era nem esse. Eu jamais toquei em assuntos de banalização, prq o meu leitor não é pagodeiro, vc sabe. Só não acho justo uma menina dessas ter tanto espaço, sendo que muita gente boa fica de fora e os que tem espaço, conquistaram a duras penas! O pai dela deu de presente o direito de gravar músicas em estúdio, botou no Myspace e virou coqueluche. Até assessoria de imprensa ela tem. Banda? Já tem músicos contratados pra tocar com ela pelo Brasil, não é como eu, tu e todo mundo que acha parceiros ou amigos pra montar uma banda, que faz algo mais sincero e honesto, ela não, tá tendo tudo de mão beijada e mal sabe tocar violão. Tem que pensar nisso tbm…

  6. xupa cabra Says:

    Eu pegava ela. Imagina aquela boquinha encaçapando minha jeba, ao som de Dylan, claro.

  7. Iuri Says:

    Achei a entrevista ruim. Ela se comunicou mal, e apresentou várias expressões faciais e corporais forçadas, como se quisesse criar um estilo forçado. O maior mérito dela é ter um ótimo gosto musical em tão tenra idade.

    Acredito que a “explosão” do hype ocorreu devido ao grande número de jovens de mesma idade que possuem gosto musical de mesmo nível, porém não conseguem se identificar com nenhum artista da grande mídia.

  8. leandro Says:

    aiii eu estava vendo programa mais naum tava legal aii eu coloqueii nah globoo,e estava passandoo essa minaa…cantaaa muitoo parabens pra ela.. e tenha muito susseço nah sua carreiraa…

  9. Junior Says:

    Caraca, não sei se eu gostei muito da menina, ou vc gostou de menos… Mas vamos lá, só analizar os fatos. Sempre que chamam ela de fenômeno, logo em seguida citam a internet, resumindo, ela é um fenômeno do myspace (ou seu blog tem o tanto de acessos que o myspace dela ?)…
    Quanto à atençao dada à menina, deve-se por um motivo (isso é opinião pessoal)… E esse motivo é: Quantas meninas de 15 anos que vc conhece cantam folk e tocam como ela ?

    Responder que “Ahh velho, existem várias…” se eu te pedir pra citar 15 pessoas, vc não saberia… (isso eu acho tb, pode ser que vc saiba)

    E por final, é aquela paradinha chamada SORTE… Uns tem, outros não tem… PQ a Gisele Bundchen é a top º 1 do mundo, e outras meninas lindas, nem são conhecidas ? sorte… 😀

    E finalmente, quanto ao fato dela ser rica, qq isso tem av ? eu conheço pessoas riquíssimas, que mal sabem lavar um alface, e conheço pessoas riquíssimas e igualmente talentosas..
    E conheço pessoas amebas que mal sabem lavar um alface e conheço pessoas amebas, que tem um talento incrível pra música..

    Cazuza era rico, playboyzinho e foi um bom artista, Renato russo era playboy e foi um bom artista, titãs, paralamas do sucesso, ……

    Acho que ela tem muito à melhorar, acho que ela é sim um “fenômeno da internet”, Acho que ela se destaca sim, da maioria das crianças cantoras, resumindo, a imprensa aumenta, mas nesse caso não tá inventando nada.

    E assistindo Raul Gil por exemplo, eu vejo várias outras crianças que cantam bem, e talz… Mas sei lá não sinto o carisma que ela passou, a infantilidade dela, faz ela ser delicada, engraçada… Pode anotar que ela vai longe, Feliz ou Infelizmente isso é uma verdade !

  10. Junior Says:

    E esse papo tb de “Meus amigos da banda tal” se nós fossemos íntimos, eu diria “Ahhh que se foda a banda tal…”. Quantas e quantas bandas talentosas não deviam existir nos anos 80, na época de cazuza, legião, barão vermelho… E quantas dessas prevaleceram ? É uma questão de sorte… A Mallu não é culpada do fracasso da banda dos seus companheiros, vc por exemplo poderia criar um myspace pra eles, que tal ? Vai que eles façam sucesso, vc ainda pega uma lasca como webdesign…

    Eu torço pra que a Mallu se dê bem sim, estude mais, melhore mais a voz, os instrumentos, que arrume bons músicos… Eu gostei muito quando ela foi no programa sem decote, sem calcinha enfiada na bunda, sem peitinho à mostra… Ela é uma criança messssssssssssssmo, e agiu como tal, totalmente infantil… Falar mal dela, pode ser um pouco de preconceito… Quem sabe com 18, 19, ela já não seja uma Fernanda Takai da vida… ?

  11. Constantino Says:

    Putz… Uma porrada de recalcados por aqui. Cacete! A Malu é tudo de bom, muito legal e gostei muito dela no Jô. Fiquei o tempo todo de pé ouvindo-a cantar e ser entrevistada. Muito legal.

  12. Constantino Says:

    Se ela gerou toda essa discussão é porque é boa prá cacete, no sentido elogioso. Toca violão, guitarra, piano, banjo, violino, gaita, etc.

  13. Music is Life Says:

    Bem…
    Uma coisa devemos concordar, nada na vida é por acaso, se ela está fazendo sucesso é porque ela tem público para admirá-la e propagá-la.
    E enquanto a idade não tem nada a ver, o talento vem para todos, das suas mais variadas formas, jeitos e idades então porque esse preconceito?
    Devemos parar de ficar criticando e nos espelhar em exemplos como o dela, da cantora Amy Winehouse entre outros artistas…
    Adorei a entrevista dela no Jô Soares e assisto todos os dias essa mesma entrevista entre outros vídeos que tem no myspace dela que é o http://www.myspace.com/mallumagalhaes
    Ela mostra muita espontaneidade apesar de sua timidez e acredito muito na sua sinceridade e pureza.
    Palavras de fã e de leitor.

  14. Itu Says:

    dizer que ela mal sabe tocar violão é meio precipitado… em uma das entrevistas que ela deu, ela disse que estudou violão classico. Eu nao imagino ela mentindo sobre isso, entao…

  15. DrainYou Says:

    ENTÃO NÃO FEZ AULA DIREITO PQ, TOCA MUITO MAL COITADA DÁ TÉ DÓ

  16. zhion Says:

    Bom, eu não fazia idéia que ela só tinha quinze anos da primeira vez que escutei. E mesmo assim fiquei tocado com o carisma e a música. Que a infância da Mallu seja duradoura. Eu fico feliz.

  17. Anderson Says:

    Bom primeiramente quero começar entrando no assunto então me desculpa se posso te ofender com esse comentário, claro que não é minha intenção. Mas eu discordo de você, ela é uma criança… ainda, que ja começou bem, creio que muitos concordam com isso.
    Então não sei se vale a pena criticar, acho que ainda é muito cedo pra isso, é como criticar uma criança de 1 ano por ainda não saber caminhar, mas as criticas pra músicas e seus compositores surgem do gosto de cada um né, e como todo mundo diz, gosto não se discute…..
    Só mais uma coisa me desculpa te corrigir mas se tiver como da uma editada no texto, na 3ª linha do 4º paragráfo ta escrito – inceridos, creio que você teve a intenção de escrever inseridos, se não for me desculpe a intromissão.
    Já faz tanto tempo que foi postado isso que eu acho que você nem vai ligar mas é que arrecém fui conhecer seu site me desculpa e até mais…

  18. Thaisa Says:

    meu eu amu a mallu magalhães .. e naum concordo com quase nada do que vc falo .. existe uma coisa que se chama sorte e outra talento mallu teve os 2 ao mesmo tempo .. NASCE PRA ISSO .. sou fão dela e sei que essa dai vai pra frente .. uma ótima cantora =D

  19. Thaisa Says:

    mas claro que tudo tem 2 lados ela relmente teve muitaa sorte ai . a muitos cantores até melhores do que ela aii na midia .. ela se destaco por ser nova e ja fazer tanta coisa .. se eu tocasse um poko do que ela toka no violão eu tava feita .. sou um estrago no violão e confesso . naum é facil principalmente gaita .. ela é uma verdadeira pequena idiolo ..

  20. Ricieri Says:

    exatamente por ser uma criança q ela ta na mídia… tpo… ela tem a minha idade… pensa como eu… tem mto + talento q eu, claro…
    mas tpo… ela é dita como fenômeno por ñ ser + uma modinha na modinholândia(Brasil)!
    se ela tivec uns 20 anos ela seria só + uma cantora folk.
    só q…
    eu axo sim ela um fenômeno e por vezes uma salvação… pq na situação modinha q o país se encontra, eu me obrigo em acreditá em músicos como ela, vanguart, rock rocket, entre outros…
    e o principal! eu acredito na minha banda! a The Grisa’s Band 😀

  21. Ricieri Says:

    ah… e tm uma coisa… falá q ela toca mal é uma grand mentira… ela toca bem sim, ela apenas ñ é virtuosa…
    por exemplo…
    jimi hendrix foi o maior da história e axo q todos concordam. o cara era virtuosíssimo…
    ja o dylan, tem melodias simples maz é muito bom violonista. só ñ é um cara virtuoso…
    até pq pra fazê folk ñ precisa se o fodão na viola e guitarra…
    quando falam q ela ñ toca bem… ela tm só 16 anos!
    ela vai te mto tempo pra melhorá, tanto na viola como na voz e composição…
    as letras dela já são muito boas! as melodias são fáceis maz boas…

    e cara… o Junior falô tudo!
    é exatamente isso… c essas bandas ñ deram certo… eu ñ diria “Ahh! foda-se!”… eu diria “É realmente uma pena q bandas boas assim ñ tenham conseguido espaço na mídia.”… maz aí quando aparec alguém com talento e um ótimo gosto musical vcs ficam falando mal?!?!?!

    ah para!

  22. Marlon Dalla Rosa Says:

    Achei realmente um fenomeno, tenho um filho com 16 anos guitarrista muito bom tbm e sei o que estou dizendo, ela conhece musicas antigas que se pedir pra essa galera da idade dela, 99% não tem nem idéia do que seja . A voz , o estilo de interpretação, me apaixonei, sempre que posso ouço suas músicas na internet, parabens garota vc é talento MESMO, precisa aperfeiçoar suas tecnicas , sim , mas isso são detalhes, força continue assim e boa sorte. sou seu fã.

  23. Luiz Fernando DraKmaH Says:

    bOM ,eu acho que todas as criticas sao bem vindas,mas minha opiniao sobre essa garotinha é que independende dela seer ou nao infantil nao interfere em nada seu talento,é o jeito dela e pronto,ela vai amadurecer e o sucesso que ela eseconseguindo é mais doque merecido
    Vivemos numa sociedade totalmente modista
    e oque realmente vale nao é ter talento e sim fazer oke os outros fazem!!
    GOSTO do trabalho da Mallu e achu que ela tem um futuro excepcional pela frente e seu jeito meigo nao é marketing..é natural e cativante
    e em e relaçao a musica,ela nao tem a obrigaçao de ser mestre nos instrumentos que toca,ela tem 15 anos….
    o fato de ela compor,(por sinal belissimamente!) ja é o suficiente
    enfim ela é um talento sim….e quem fala mal é porke tem inveja
    e a sorte, convivemos com ela ,intao esta fora de questão. OK
    Mallu:vc tem sorte,talento,carisma,beleza,bom gosto,e vai ter cada vez mais sucesso !!

  24. Gabriela Says:

    Eu tbm em parte concordo.Acho que ela faz um som super legal,achola super talentosa,só não que ela está tirando o lugar de outros.Acho que ela não é menos capacitada que qualquer outras bandas só pq tem 15 anos.A maturidade vem com o tmpo sim.Se os caminhos dela foram mais fáceis ou não,não importa.Adoro o trabalho dela.Mas acho que vc teve uma opinião SUPER sensata a respeito da Mallu.

    Bjs .

  25. kaah Says:

    tipo , achei a mallu incrivel . acho que me identifiquei muito com ela . ela toca muito bem . as entrevistas dela , fico boa . mas ela precisa falar mais ou se soltar mais . mais enfim , me identifiquei muito com ela ! gostei pra caramba dela !

  26. kaah Says:

    e tbm , não acho que ela seja uma criança ! acho que é apenas o jeito dela de ser . e tb acho que entendo ela .

  27. Isaac Says:

    Pena que já passou a época de comemtar isso aquí, mas, “inceridos ” essa foi pior que a garota no programa….

Deixe um comentário

