Parachamas: nova promessa róque de Blumenau

 1202338281_f.jpg

O meu respeito para com as bandas originárias de Blumenau é imensa. Stuart, Cuba Drinker and Hi-Fi´s, Minds Away, Hey Miss, Madeixas, Enzime, tantas outras, bandas que fizeram parte da minha vida no independente e ainda fazem. O mais bacana é ver que além destas bandas, Blumenau também vê o nascimento de uma nova grande banda. O Parachamas. Os seis amigos que compõe este combo que mistura algo que eles chama de Power Rock, mais o ska, o alternativo, powerpop e funny music, já deixou registrado um excelente produto musical em seu primeiro trabalho, o EP Bem Vindo, que contém cinco canções em formato CD e com capinha de papelão com uma arte irada.

A banda iniciou as suas atividades para valer em 2005, quando Alexandre M. (guitarra e vocal) e Alex Ricardo (bateria), músicos já conhecidos no underground 47, resolveram montar um powertrio com o baixista Eduardo Cuco. Nos primeiros ensaios as músicas já foram saindo, mas logo a banda viu que tinha intenções maiores com o som e logo a entrada Alberto (trombone de vara) e Marlon (trompete). ” A gente nem sabia o que estava fazendo, queríamos fazer música pesada, gritada, triste, alegre, calma, feia, bonita, suja e limpa, queríamos botar nossas 30 mil influências, o powerpop do Teenage Fanclub ao electro do Fischerspooner”, diz Alexandre M. O último a embarcar na “kombosa” do Parachamas foi o guitarrista Marcel.

1-encontro-xtreme-bnu-by-k.jpg

O ano início de 2007 foi problemático para a turma. Depois de um hiato devido a deficiência de local para ensaio, três dos integrantes decidiram dividir um imóvel para mergulhar de cabeça nos interesses da banda e também retomar os ensaios. Os guris do Parachamas creditam os esforços do pessoal da Barba Ruiva Produções Artísticas, pelas grandes oportunidades de shows durante o último ano. Em setembro de 2007 o Parachamas se reuniu para registrar o primeiro EP – Bem Vindo, gravado totalmente em Blumenau. Com um novo baixista no combo, Eduardo teve que vazar, Rodrigo Graciola assumiu as quatro cordas. O EP foi lançado em Dezembro e é um puta disquinho.

A união do róque com os instrumentos de sopro, as belas melodias e o vigor das músicas, fazem o som do Parachamas relembrar a falecida banda Butt Spencer, de Joinville, mas nas primeiras ouvidas atentas do EP, a coisa muda de figura. O Parachamas consegue impor um estilo próprio nas melodias e na batida sky. Aquela mistureba dita acima, vários estilos, não é bagunçada ou desorganizada, é muito bem elaborada e Bem Vindo, a faixa inicial, dá todas essas características. Outra boa canção é a seguinte. Perdendo o Controle. O combo de metais é francamente cronometrado e aparece nas horas certas e faz o gran finale da música, ajuda a perpetuar bem a melodia e o vocal de Alexandre M. coube direitinho nas pretensões sonoras dessa e das demais canções.

O papo da banda em fazer som porrada e calmo bate na terceira faixa. Como Não Dizer, faixa seguinte agrega essa calma relaxante do potente e bem regrado trombone de vara. Posso dizer que o Parachamas fez um excelente trabalho em estúdio, da qual conseguem transpor para suas apresentações ao vivo com perfeição. No ao vivo, além das chalaças e do público malaco, as associações com músicas de bandinhas alemãs de Blumenau dá aquela sensação bacana de que eles são 47 genuínos. Ultrabranco é a próxima faixa que dá uma quebra no sistema. Principalmente pelas suas harmonias quebradas e coladas. Ao longo da faixa a guitarra vai dando ritmo a coisa e os metais seguram o que vem pela frente. Ska puro, uma beleza e a bela paulada da dupla dos metais entre os versos. Superpefeito é o que mais se aproxima do estilo rockão. Gritado, desajeitado, jovem e vibrante.

Esse é o trabalho dos Parachamas. O primeiro EP dos piás está bem encaminhado. Agora resta saber se essa turma vai ter pique para permanecer com bons trabalhos. Acho que não será problema, pois pelo que vi ao vivo no John Bull no último Grito Rock, o Estado acaba de ganhar mais uma grande banda. Precisa de mais estrada, tocar em mais festivais, e claro, ter o reconhecimento dos fãs. Ai fechô.

Ficha técnica:

Parachamas – Bem Vindo – 2007/2008

paracapa.jpg

Gravado em Setembro de 2007 no Mazza Estúdio e mixado no MD Estúdio em dezembro de 2007. Faixa Superfeito gravada e mixada por Lapolli no Phoenix Estúdios em junho/julho de 2007.

CONHEÇA O PARACHAMAS

www.fotolog.com/parachamas

www.myspace.com/parachamas

Contato: parachamas@gmail.com

Anúncios

6 Respostas to “Parachamas: nova promessa róque de Blumenau”

  1. Alexandre M. Says:

    Cara…. ficou demais!!!! Obrigado pela força cara…!!! de verdade mesmo…!!!
    Agradeço em nome de todos do PARACHAMAS!

    e…. estamos aih!! Pra qq coisa!!!

    t+

  2. Andryo Dias Says:

    Mas que zona!

    Coisa estranha ver pintar aqui os caras que bebem cerveja e fumam comigo e que, volta e meia, instalam pra mim um colchão na Casa do Parachamas.. HAHAHA

    Vi a matéria sobre o Marcelo Nova no Rural. Vc vai tá por lá, Rafael? Vamos tocar lá também ;]

  3. Adriano Says:

    Eu tive a oportunidade de ver esses caras ao vivo e confesso que me assustei um pouco com os sopros e ainda mais com a música de abertura, que era de bandinhas alemãs, mas não levou mais que 30 segundos pra mim virar fã da banda.
    Fico impressionado que temos uma banda desse nível em blumenau e fico feliz também que o Barba Ruiva e o Mundo 47 está dando a maior força…

    Parabéns rapazes, e não percam o estilo.

    Abraços

  4. Caroline Says:

    A matéria ficou ótima, muito bem escrita meeeesmo!
    Eles merecem esse reconhecimento todo…e com certeza
    não vão decepcionar! Vem muita música boa por aí!

    😀

  5. Parachamas referência do rock independente catarinense « Ilhota Rock Festival Says:

    […] Resenha do EP “Bem Vindo”, no Mundo 47 – https://mundo47.wordpress.com/2008/02/14/parachamas-e-a-nova-promessa-roque-vinda-de-blumenau/. […]

  6. Parachamas | Musica SC - O Portal de Entretenimento Musical de Santa Catarina Says:

    […] mundo47.wordpress.com/parachamas-e-a-nova-promessa-roque-vinda-de-blumenau […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: