Duques e Gafanhotos: rock do interior, do interior e do 5º dos inferno

duquesegafanhotos-peitos.jpg 

A foto de divulgação é quesito nota 10 em originalidade

Em 2007 a BigBrother catarinense Bruna, natural de Taió, no Alto Vale do Itajaí, disse que sua cidade ficava no interior, do interior do interior do estado catarinense. Na época me lembro bem que algumas pessoas em Taió não gostaram da definição tão caipira para a cidade, que segundo Bruna, nem sineleira tem. Bom, Taió não tem sinaleira, mas imagine o município de Santa Cecília, alguns quilômetros distante de Taió e que com a BR-116 cortando a cidade, você mal se dá conta que já passou do Centro. Bom, lá em Santa Cecília tem uma trupe de garotos que faz o que em muita cidade maior que a deles não tem: bandas de rock and roll.

Recebi o papo dos meninos do Duques e Gafanhotos graças ao Mundo47. Garotos de 17 e 18 anos que lá longe dos grandes centros, das grandes cidades do litoral (onde muita coisa acontece em termos rock) resolveram se juntar e depois de algum tempo, se enfiar num estúdio para gravar suas músicas próprias. Conversei com o vocalista Willian Goetten via MSN e o rapaz me disse que a banda está junta há um pouco mais de um ano e que já com seis meses de banda, os guris resolveram ir até outro município próximo (uma cidade um pouco maior)  onde um músico de uma banda gauchesca mentém um estúdio e grava em princípio, músicos do estilo gaudério.

A gravação em si não é das melhores e qualidade e o dedo do produtor gaudério até atrapalhou um pouco os novatos guris na arte dos estúdios, mas a atitude e as boas canções pop que permeiam o que está no My Space deles, me dá aquela agradável certeza que em SC não é somente em grandes centros que veremos nascer boas bandas. Está errado, não podemos achar ou afirmar que tal lugar é o centro do universo, porquê não é. Vindo lá de Chapecó e agora dando essa parada estratégica em Santa Cecília, temos a certeza que o rock catarina pode progredir muito. Os meninos do Duques e Gafanhotos já merecem um bom crédito pela sua idade e atitude de gravar material próprio e de incluir no hall de influências, artistas como  “Arcade Fire, Babyshambles, Can’t see Colors, Belle & Sebastian, Bloc Party, Bright Eyes, Dandy Warhols, Death Cab For Cutie, Dinosaur Jr, Donna Zebra, Duques e Gafanhotos, Franz Ferdinand, Hot Hot Heat, Iterpol, Jet, Kaiser Chiefs, Kasabian, Kings Of Leon, Louis XIV, Maximo Park, Muse, Oasis, Pedro The Lion, Radiohead, Ramones, Regina Spketor, Rolling Stones, Sex Pistols, Smashing Pumpkins, Snow Patrol, Stooges, Supergrass, Teenage Fanclub, The Automatic, The Beatles, The Bravery, The Strokes” (nomes tirados do My Space dos caras) me dão uma puta alegria que to vendo que a gurizada não se influênciou por porcarias que nos enfiam todos os dias nas televiões ou rádios. Claro que esses caras do Duques e Gafanhotos são de uma geração internet, passíveis de ter o mundo na tela do CPU, mas o que  Victor(baterista), Henrique(guitarrista e tecladista), Fábio(guitarrista), Thiago(baixista) e Willian(vocalista) querem, é ter locais para tocar e um público que entenda o que querem passar de mensagem.

Antenados, esses caras do interior, do interior do interior, sabem que a net é fundamental para ser visto hoje e a banda mantém espaços no YouTube, MySpace e o nosso Trama Virtual. É nessas e em outras horas que eu tenho muito orgulho do rock catarina.

CONHEÇA DUQUES E GAFANHOTOS:

trama
http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=63252
myspace
http://www.myspace.com/duquesegafanhotos
you tube (são apenas ilusões – Wood Fest 2006)
http://br.youtube.com/watch?v=6gLcOt2FoXA

Anúncios

14 Respostas to “Duques e Gafanhotos: rock do interior, do interior e do 5º dos inferno”

  1. viktor zanini Says:

    mazzá.. vida longa ao rock’n roll sujo de sta catarina 😀

  2. Aline Says:

    aeeee…boto fé nesses meninos. tá mais do que na hora de mostrar que em SC o rock sobrevive alheio aos modismos e a grande mídia que não dá oportunidades para verdadeiros talentos. Para a duques deixo aqui uma frase célebre: “Para o alto e avante!” (Buzz Lightyear)hauhauhauh.
    é issoae!

  3. Aline Says:

    opa..só corrigindo meu erro ignorante do post acima, a frase é “Ao infinito e além” hauhauhauha. mas a intensão é a mesma..hahauahuaha
    valeu!

  4. sasa Says:

    esses caras são feras meeeeeeeeesmo!

  5. ™Fєяηαηdєร Says:

    ™sóó

    pode crê
    galera gente fina
    xD

    Abraço

  6. malasia Says:

    é isso aí jovens!!!
    pro alto e avante
    abraço

  7. Mari Says:

    Só desejo pra vcs, meninos, td de bom e mt sorte!
    é isso ai…..
    e a minha vida é o ROCK´N ROLL!!!!!!!
    valeu.

  8. Geraldo aleandro Says:

    Vocês sabem que eu quero ser igual voces quando crescer né? 😀

  9. Willian Says:

    Valeu Rafael a matéria ficou show!
    “interior do interior dos 5º do inferno”
    hahahahahahah
    abraço

  10. Gabriel Says:

    Nao sei se por que eu comentei semana passada, sobre as bandas do interior de sta catarina voce fez este otimo post..
    mas enfim.. está muito bem colocado.. gostei bastante da materia, e de sua pitada de sarcasmo..

    alias, seria legal voce divulgar tb, a comunidade do ‘ROCKINHO CATARINENSE’ e chama a galera para vim discutir sobre esse “pais” que a gte tem.. e com otimas bandas dentro dele..
    http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22715608

    abraço!!

  11. Diego! Says:

    Particularmente achei o som ruim pacas!
    Aparentemente pegaram todas as referencias erradas das maravilhosas bandas acima apontadas e fizeram um som, como disse anteriormente, ruim pacas…

    Parece um pouco aquelas bandas de competição de colégio, saca?

  12. MUK Says:

    MEU ESSA BANDA É MUITO MASSA
    🙂

    ROCK DO INTERIOR
    ASDOKAS
    MUITO MASSA
    🙂

  13. Anderson Ricardo Says:

    Oi.. dai duques e gafanhotos.. eu queria fala com vcs… me add no msn – andi_ricardo@hotmail.com

    flwww

  14. Mundo47 ajuda na criação de nova banda no Planalto « Mundo 47 Says:

    […] a Duques e Gafanhotos deu um time e nessa parada, no blog Mundo47, Andy Ricardo comentou no post de Mundo47 que falava sobre a DeG, alegando que queria papear com alguém da banda. “Então eu adicionei […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: