Liverpool: Capital Européia da Cultural em 2008

wedding.jpg
Liverpool 1958: George, John e Paul se encontram para o rock

Essa notícia da Folha de São Paulo, sobre a cidade britânica de Liverpool me chamou muito a atenção. Em 2008, vários eventos culturais farão da cidade dos fab four, capital européia da cultura. Até shows de Paul McCartney e Ringo Starr, esquentarão os dias perto das docas do Rio Mersey.

A notícia chama mais ainda a atenção, pois estou lendo a biografia dos Beatles escrita por Bob Spitz e lançada recentemente. Estou bem no início do livro de 975 páginas que conta a história da maior e mais influente banda de rock and roll de todos os tempos, Os Beatles.

Desde os anos 1960, Liverpool chama a atenção, principalmente pela sua fama com os Beatles, mas lendo os primeiros capitulos do livro, não fica difícil de entender porquê Liverpool é um lugar que respira cultura. Assim como outras cidades da Europa, em 1957, quando Paul McCartney conheceu John Lennon naquela quermesse de uma igreja, Liverpool tornou sua história de Estiva e de imigrantes pobres da Irlanda, em cultura. Lennon veio de uma escola de artes e em plena virada dos 50´s para os 60´s, o rock and roll foi a mola propulsora da cultura britânica que não se restringia apenas aos salões de dança ou inferninhos como o Casbah e o Cavern.

Hoje, mais de 50 anos depois, Liverpool é uma cidade britânica que desenvolveu um estilo único na cultura. Seja nas artes plásticas ou na música via Beatles, seu maior patrimônio cultural.

Itajaí também tem muita cultura

Assim como Liverpool, Santa Catarina tem sua cidade com grandes eventos culturais. Trabalho em Itajaí e acompanho na cidade, suas semelhanças com a capital da cultura européia de 2008. Itajaí também tem um porto e a cidade é formada por pessoas trabalhadoras, a maioria com relação ao setor portuário. Itajaí preserva seus ares de um passado de origem portuguesa com casarões bem preservados. Alguns destes casarões se tornaram lugares de cultura como a própria Casa da Cultura e o Mercado Público Municipal. Itajaí tem reconhecimento, embora tímido, em nível estadual, porém faz muito mais do que muita cidade. As vezes até supera a capital em atividades culturais. Tomo como exemplo,  grandes eventos na cidade o Festival de Música de Itajaí, Festival de Teatro, Cidade Revelada e outras atividades.

Bem, na minha opinião, o que falta para Itajaí é algum fenômeno cultural massante, como aconteceu em Liverpool com os Beatles. Quem será que se habilita?

Anúncios

4 Respostas to “Liverpool: Capital Européia da Cultural em 2008”

  1. Marcos Espíndola Says:

    Salve Rafa, cara conheci Liverpool em setembro do ano passado. A cidade vive uma profusa transformação, um verdadeiro canteiro de obras para iniciar 2008 como a Capital Cultural da União Européia. Lá é assim, a UE escolhe a cidade e bota uma grana violenta. E sabe o motivo? É que Liverpool andavam um pouco down, soturna e precisava de uma injeção de ânimo. De dia sim, mas à noite, meu irmão, aquilo é a verdadeira Freakolândia…. Foi a melhor balada que eu curti por aquelas terras. Nossa centenas de bares se amontoam pelas vielas do Centro, uma área de aproximadamente três quarteirões, onde você ouve e vê de tudo…. Muito rock, muitas mulheres prontas para o crime (digo mulheres porque a proporção lá é realmente gritante, acho que umas 7 para cada gajo). E o melhor, tem muito artista bacana, que fica tocando nas ruas lá. Fora a cena que está fortíssima, a referência aos Beatles é sempre presente, claro, mas a garotada lá olha para o futuro. Comecei a minha jornada a La Mekron em busca dos conhecimentos da madrugada por volta das 19h (é isso aí, escureceu o bicho pega), já no lendário The Cavern (que não é o original, vale frizar) e depois corri umas dezenas de bares, uns punks, outros indies, outros da velha guarda, outros tantos do eletrônico e fui até às 5h, quando a festa ainda bombava forte na cidade.
    Realmente foi a minha melhor experiência no Velho Continente… Papo sério, deixou Amsterdã no chinelo!!!!
    Grande abraço e vamo que vamo meu brother…

  2. sandra Says:

    Mekron e dez guri tu e e o gostoso

  3. sandra Says:

    Meron e o cara gente

  4. Paulo rocke Says:

    mekron e nosso representa do hard brasileiro,dalhe grande mekron teamamos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: