Expresso Rural retorna para show único

 Os pioneiros do rock rural em Santa Catarina

expresso-the-band.jpg

 Visual “The Band”: Início em 83 com “Nas Manhãs..”

Em 1983, em plena época das enchentes, o estado de Santa Catarina via nascer uma banda de rock. Uma das primeiras que teve apoio da mídia no estado e que inaugurou o chamado “rock rural” por nossas terras. O estilo não é exclusivo de SC, pois como todos já devem saber, bandas como O Terço, 14BIS, Sá e Guarabyra, já haviam dado esse clichê para o novo estilo, porém, de acordo com o jornalista Fernando Rosa (SenhorF), o maestro Rogério Duprat já havia iniciado algo com os Mutantes.

O Grupo Expresso,  mais tarde chamado Expresso Rural, lançou no ano das enchentes o seu primeiro disco. “Nas Manhãs do Sul do Mundo”, título da primeira faixa de trabalho do disco, teve uma grande aceitação e radiodifusão. Com integrantes originários da serra catarinense, o Expresso foi rapidamente absorvido pela mídia – leia-se RBS TV – que há pouco tempo havia se instalado no Estado e ainda não haviam descoberto muitos talentos artísticos na área da música. Juntamente com o Grupo Engenho e Tubarão, o Expresso era um dos mais populares grupos de rock de SC.

expresso05.jpg 

Foi uma das primeiras bandas com sucesso em SC  

Ainda no início da carreira, o grupo teve um especial de uma hora na TV RBS, onde praticamente todas as músicas do grupo, renderam videoclipes, bem naquele estilão de televisão, mas eram clipes. Alguns com uma boa produção, outros nem tanto. Duas músicas do disco participaram da coletânea da Som Livre ‘Som Brasil‘ e da Estadual Som da Gente‘, sendo que muitas músicas do disco até hoje recebem regravações por vários artistas de SC e RS.Melodias fáceis, na grande maioria de Daniel Lucena, com um apoio vocal bem cuidado fizeram do disco um dos mais vendidos da época. Lançado em Dezembro de 1983, até hoje é procurado, e apesar de ter sido relançado em CD, o original ( em vinil ) é um ítem raro.O rótulo de rock rural não foi a toda, porém a banda classifica suas músicas como experiências de country e por vezes o reggae. Ainda sob os efeitos dos anos 80, vieram baladas e canções com mensagens ecológicas. O disco de estréia também passou pela censura e a música “Flodoardo”, sobre um sapinho sem vergonha que só fumava maconha, foi deletada da edição final do disco.

expresso-integrantes.jpg 

 Integrantes da formação original que irão se apresentar no dia 03 de outubro no CIC  

Em 1984,  gravam seu 2º LP, ‘ Certos Amigos’,  excursionam pelo Estado e fazem uma breve experiência na Espanha, no ano seguinte. Logo após, em 86, Daniel dá um tempo na banda, e em seu lugar assume os vocais Norton Makowiek, quando partem para a Inglaterra para  gravar o que seria o seu 3º disco.   Mas problemas  no país adiaram o  lançamento para mais de um ano depois, onde as  músicas foram  lançadas  em um projeto  conjunto   com outro grupo da cidade  – ‘Tubarão´ -,  com Maurício Cavalheiro nos vocais.  Depois de um tempo parada,  a Banda  acabou se reencontrando em 1991  para um único show de comemoração dos 10 anos em Floripa, juntando todos os componentes originais. A receptividade  foi tão  grande  que a  banda decidiu continuar daí.  Paulo Back  que já estava envolvido com o Get Back, viajou para a Inglaterra, sendo substituído temporariamente. Um  disco ao vivo  foi gravado, e em 1993 foi  lançado o derradeiro   disco de  estúdio e a banda parou  em 1995. 

A volta num show único

expressoshow.jpg

Está programado para o próximo dia 03 de outubro a volta do Expresso para um único show no Teatro do CIC, em Florianópolis. Uma pena que será apenas um único show. Bem que o Teatro Municipal de Itajaí, um dos melhores da região e o Teatro Carlos Gomes, poderiam receber o Expresso para a comemoração dos 25 anos de carreira dessa turma.

Assista ao clipe: “Nas Manhãs do Sul do Mundo”

   


 Em breve maiores informações:

Anúncios

5 Respostas to “Expresso Rural retorna para show único”

  1. Fan do Weiss Says:

    Boa!

  2. Fábio Ricardo Says:

    Será um grande show, sem dúvidas.
    Tive a oportunidade de ver num show da Louise Lucena o irmão dela cantar os maiores clássicos e relembrar essa história boa.
    Agora, com a turma toda reunida, será ainda melhor.

  3. Jose B. Verzola Says:

    Po, nao consegui ingresso, pois qdo soube do show ja estava esgotado, fico torcendo por um “Bis” aqui em Floripa.
    Saudacoes e abracao pra banda que tanta alegria deu pa nossa geracao!

  4. Luciani Peixer Says:

    Olá Boa Tarde

    Preciso urgentemente comprar esse CD.
    Queria saber como faço pra compra-lo????

    GRATA
    LUCIANI

  5. gilberto lopes Says:

    Dai rapasiada do expresso rural vcs säo os caras?
    gostaria de ver vcs fazendo sucesso no brasil intenro…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: