Luto: Morre Neil Aspinal, o 5º beatle de verdade

aspinal2.jpg 

Neil e sir Macca num papo ao pé do ouvido em meados de 1969

Na noite deste último domingo, num hospital de Nova Iorque, faleceu Neil Aspinal, 66, gerente das primeiras turnês dos Beatles e durante mais de 40 anos, um faz tudo relacionado aos fabfour. Para muitos, Neil é considerado verdadeiramente o 5º beatle e não sir George Martin, o famoso produtor dos Beatles. Neil tinha um câncer de pulmão.

A Aspinal foi atribuída a função de pôr ordem na famigerada Apple Corps, empresa criada pelos Beatles para gerenciar suas carreiras e também aos inúmeros projetos que os fab  queriam abraçar na década de 1960. Depois do fim dos Beatles, coube a Neil a função de administrar a Apple, atividade que realizou até o ano passado, quando se aposentou da função.

Nos anos 90, coube a Neil a função de eternizar os Beatles na idéia do projeto Anthology, onde seis CDs e um documentário com 8 fitas de vídeo foram lançadas para o público, contando tudo sobre os fab. Na gestão do Neil, ainda sairam CDs como o Live At BBC, o novo Yellow Submarino, a coletânea One, Let It Be Naked, First US Visit e outros projetos.

Nos anos 60 Neil foi um quebragalho legal para a vida dos fab. Nos EUA, em 1964, em plena primeira visita ao país americano, Neil substituiu George Harrison num dos ensaios para a primeira apresentação do Ed Sullivan. Depois fez participações nos vocais de Yellow Submarine (a música) , tocou tabura em Within You Without You, harmonica em Being For The Benefit Mr. Kite e tocou percussão em Magical Mistery Tour. Mesmo afastado das funções de presidente da Apple, no último ano, Aspinal estava ajudando nas negociações para colocar todo o catálogo dos fab no iTunes.

About these ads

Tags: , , , , , , , , , ,

Uma resposta to “Luto: Morre Neil Aspinal, o 5º beatle de verdade”

  1. Srta L. Says:

    Muuito triste…

    R.I.P

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: